Desafio Eco-Escolas “O mar começa aqui!”
As sarjetas e os sumidouros desempenham um papel fundamental na captação de água, resultante dos fenómenos de precipitação, pois garantem o acesso das águas pluviais aos sistemas de drenagem. Infelizmente, essas estruturas são frequentemente alvo de deposição dos mais variados resíduos, seja devido ao arraste da chuva, seja devido à ação humana, como óleos alimentares, garrafas, palhinhas, beatas de cigarro, entre outros.
Perante o cenário acima referido, no presente ano letivo, o Agrupamento de Escolas Gabriel Pereira decidiu participar no desafio “O mar começa aqui!” lançado pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE) lançado às autarquias e escolas do país, no âmbito do Programa Eco-Escolas.
Através de diferentes ilustrações gráficas de sarjetas/sumidouros, e com a contribuição de diversos docentes, os alunos do 2º Ano (Escola Básica do Chafariz D´El Rei), os alunos do 4º Ano (Escola Básica do Bairro da Comenda) e os alunos dos 7º E/F e do Clube do Azulejo (Escola Básica André de Resende) sensibilizaram e alertaram a população em geral e, em particular, a comunidade escolar sobre as consequências negativas da deposição inadequada de resíduos, quer em ecossistemas terrestres quer em marinhos.
A concretização deste projeto implicou a conjugação de sinergias entre a Câmara Municipal de Évora, que disponibilizou pincéis e tintas, as referidas Eco-Escolas e a ABAAE.
De realçar que todo esse lixo, mesmo que oriundo de uma sarjeta/sumidouro/escola localizada a grande distância do mar terá, certamente, como destino final o oceano!
“O oceano deu-nos a vida, está na hora de retribuirmos o favor!”
Sylvia Earle, oceanógrafa
O Coordenador do Eco-Agrupamento:
David Abreu