“ALÉM PLANTAR”… uma intervenção Além Risco na EBAR!

“Além Plantar” foi o nome dado à intervenção “Além Risco” nas escolas. Este projeto pretende envolver um conjunto de atividades no âmbito da mitigação dos efeitos das Alterações Climáticas, encontrando-se integrado no Plano de Ação do Programa Eco-Escolas – Escola Básica André de Resende. Desenvolver-se-á durante dois anos, com a colaboração do respetivo coordenador pedagógico (Fernando Moital), envolvendo três grandes etapas: Alterações Climáticas? O que é preciso fazer? Mãos à obra! No passado dia 24 de novembro, atendendo que no dia anterior se comemorara o Dia da Floresta Autóctone, teve lugar na Sala Multiusos da referida escola a primeira de muitas sessões com o objetivo de explicar o projeto (o que vamos fazer e porquê) mas, sobretudo, para desafiar as turmas do 5º F e 8º A, e respetivos docentes, a envolverem-se no processo de plantação de árvores que começa muito antes do plantar… Afinal, plantar na minha terra, no meu bairro, na minha rua, onde? Quantas árvores? Que árvores? Recolher dados, questões, informações e sugestões para serem apresentadas e discutidas com quem decide, com quem nos pode dar respostas. E colocar mais perguntas… Tudo isto para plantarmos no outono de 2022!

Dadas as características do projeto, assim como as diversas articulações disciplinares possíveis de estabelecer, as atividades desenvolver-se-ão no âmbito dos Domínios de Autonomia Curricular (DAC).

No final do projeto pretende-se que todas as escolas participantes, do Alentejo Central, produzam um vídeo dos trabalhos realizados e, consequentemente, o divulgem na comunidade.

O Projeto Além Risco é financiado pelo Programa EEA Grants Ambiente e co-financiado pela Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC) e Fundação Calouste Gulbenkian.

Saudações ecológicas!

Os Coordenadores do Programa:

David Abreu e Manuela Góis