24 de abril, um dia diferente - (re)pensar a liberdade - Programa
Agrupamento de Escolas Gabriel Pereira
Plano Nacional das Artes
Projeto Cultural de Escola – (Re)pensar a Liberdade - 24 de abril 2024, um dia diferente
Caros Colegas,
Como já é do vosso conhecimento, estamos a planear uma manhã diferente do habitual para o dia 24 de abril.
O objetivo será ir ao encontro do tema do nosso Projeto Cultural de Escola, (Re)pensar a Liberdade, através de diferentes atividades que possam proporcionar conversas, reflexões, encontros, visitas, abrindo espaço para outras vivências e experiências a alunos e professores.
Enviamos algumas informações adicionais:
- O programa das atividades estará disponível no polivalente, pavilhões, página do agrupamento e email dos docentes, a partir de 5ª feira, 18 de abril. Deste modo, alunos e professores poderão ir pensando em que atividades se poderão inscrever.
- No programa, estarão os locais e as salas onde as atividades irão acontecer.
- Será enviado um Forms com todas as atividades planeadas, dentro e fora da escola. Temos vinte e cinco propostas. Os professores deverão escolher três, por ordem de preferência. Pedimos a compreensão de todos, caso não seja possível participarem na vossa primeira escolha. Agradecemos o seu preenchimento até 2º feira, dia 22 de abril até às 18h00.
- Aos pais e encarregados de educação será enviada uma carta de sensibilização para este dia diferente, bem como o programa com as atividades.
- Também os auxiliares de ação educativa serão informados sobre este dia diferente.
- Todos os alunos que participem em atividades fora da escola terão de ter autorização dos encarregados de educação, para que o Seguro Escolar possa ser acionado (pedido de autorização será disponibilizado aos diretores de turma).
- Será enviado aos professores a lista com os links de acesso às curtas-metragens, sinopse e duração das mesmas, para que possam selecionar o tema a abordar no primeiro momento da manhã de dia 24 de abril.
24 de abril
- No primeiro momento da manhã, das 8h10 às 10h00, os alunos deverão dirigir-se como habitualmente, para as suas salas de aula, para a realização da primeira atividade. Após o visionamento da curta-metragem, o professor deverá promover uma conversa sobre o tema abordado na curta-metragem, com toda a liberdade para conduzir o diálogo, fazendo ligações e promovendo a partilha de ideias.
- De seguida, propomos uma atividade de escrita ou desenho mais livre, em folhas de papel A5 reciclado (disponíveis nas salas de aula). Cada aluno deverá escrever uma ou mais frases, um poema, palavras soltas, desenhos, sobre o que é para si a Liberdade. No final, os trabalhos serão recolhidos e entregues aos funcionários de cada pavilhão, para posteriormente serem afixados, constituindo um painel coletivo alusivo ao tema “Liberdade”.
- No segundo momento, das 10h30 às 11h45, decorrerão atividades na escola e fora da escola nas quais as turmas já se inscreveram previamente. Os alunos devem dirigir-se às suas salas habituais para que depois, na companhia do professor ou professores que os acompanharão na atividade, se possam dirigir para o local onde a mesma se irá desenvolver.
- Quem participar em atividades no exterior deverá regressar à escola para o terceiro momento.
- Os professores que não inscrevam os seus alunos nas atividades propostas deverão manter-se nas suas salas habituais, procurando uma aula diferente…
- É importante que os alunos estejam conscientes de que apesar destas atividades serem diferentes das aulas habituais, a sua ausência nas mesmas implicará falta de presença.
No terceiro momento, está prevista uma oficina de danças do mundo dinamizada pela Associação Pédexumbo, para terminar esta manhã diferente.
- Para auxiliar na logística da manhã, iremos ter o apoio de alguns alunos da Associação de Estudantes.
Contamos com a participação de todos para a construção desta manhã diferente, procurando contribuir para a formação de alunos mais conscientes, interventivos e críticos, neste trabalho conjunto sobre os valores da liberdade.
OBRIGADA
Coordenadoras do Plano Nacional das Artes
Ana Teresa Sousa e Leonor Serpa Branco