Eco-Código 2025 EBAR
Com a elaboração do Póster Eco-Código 2024/2025 pretendeu-se identificar e divulgar um conjunto de atitudes e comportamentos conducentes à melhoria do ambiente na escola, em casa e na região. O trabalho foi iniciado através da definição da estratégia para a sua elaboração, uma articulação conjunta entre os coordenadores do Programa Eco-Escolas e a docente de Educação Visual. De seguida, a referida professora começou por sensibilizar os alunos com a apresentação de imagens e debates o que permitiu a aquisição de aprendizagens e os consciencializou para a temática. Foram lançadas várias ideias e abordados os temas-base (água, resíduos e energia), os tema do ano (espaços exteriores, biodiversidade e ação climática), assim como os temas complementares (transportes/mobilidade sustentável, agricultura biológica, alimentação saudável e sustentável, ruído, ar e mar.
Após pesquisa e debate, os alunos ilustraram, individualmente, os temas tratados. Seguidamente, organizaram-se vários grupos, em que os alunos criaram uma ilustração, a partir dos trabalhos que tinham realizado anteriormente. Foi da responsabilidade do último Conselho Eco-Escolas votar/selecionar o póster representativo da escola, o qual resultou de um trabalho conjunto interciclos e interdisciplinar em que alunos do 2.º Ciclo elaboraram as diversas condutas ambientais que, posteriormente, com o auxílio de alunos e professores do 3.º Ciclo foram traduzidas para três línguas (francês, inglês e espanhol). A ilustração ficou a cargo dos alunos do 7.º ano, turma H, na disciplina de Educação Visual.
O Póster Eco-Código mais votado e, consequentemente, o selecionado, foi executado pelos alunos: António Bandeira, Diogo Pereira e Raul Silva.
A realização deste projeto levou todos os intervenientes a refletir sobre práticas ambientais, que se concretizaram em medidas, propostas no póster, e que se espera que seja o código de conduta de toda a comunidade escolar.
Os Coordenadores do Programa Eco-Escolas da EBAR:
David Abreu e Manuela Góis