O que são
Os cursos cientifico-humanísticos constituem uma oferta educativa vocacionada para o prosseguimento de estudos de nível superior (universitário ou politécnico).
Têm a duração de 3 anos letivos, correspondentes aos 10.º, 11.º e 12.º anos de escolaridade.
Conferem um diploma de conclusão do Ensino Secundário (12.º ano), bem como o nível 3 de qualificação do Quadro Nacional de Qualificações (QNQ).
Quais são
- Curso de Ciências e Tecnologias;
- Curso de Ciências Socioeconómicas;
- Curso de Línguas e Humanidades;
- Curso de Artes Visuais.
Os Cursos científico-humanísticos destinam-se aos alunos que tenham concluído o 9.º ano de escolaridade ou equivalente.
Os cursos científico-humanísticos visam proporcionar aos alunos uma formação geral e uma formação específica que correspondam aos seus interesses em termos de prosseguimento de estudos.
Componentes de Formação
Os planos de estudo dos cursos integram:
- A componente de formação geral, comum aos quatro cursos, que visa contribuir para a construção da identidade pessoal, social e cultural dos jovens;
- A componente de formação específica, que visa proporcionar formação científica consistente no domínio do respetivo curso;
- A componente de Cidadania e Desenvolvimento, desenvolvida de forma transversal às diversas disciplinas;
- A disciplina de Educação Moral e Religiosa, de frequência facultativa.
Matriz curricular base dos cursos científico-humanísticos
(a) A carga horária semanal indicada constitui uma referência para cada componente de formação.
(b) A organização do funcionamento das disciplinas pode ocorrer de um modo trimestral, semestral, ou outro, de acordo com a alínea e) do n.º 2 do artigo 19.º.
(c) O aluno escolhe uma língua estrangeira. Se tiver estudado apenas uma língua estrangeira no ensino básico, iniciará obrigatoriamente uma segunda língua no ensino secundário. No caso de o aluno iniciar uma língua, tomando em conta as disponibilidades da escola, poderá cumulativamente dar continuidade à Língua Estrangeira I como disciplina facultativa, com aceitação expressa do acréscimo de carga horária.
(d) O aluno escolhe duas disciplinas bienais.
(e) e (f) O aluno escolhe duas disciplinas anuais, sendo uma delas obrigatoriamente do conjunto de opções da alínea (e).
(g) Oferta dependente do projeto educativo da escola — conjunto de disciplinas comum a todos os cursos.
(h) Disciplina de oferta obrigatória e de frequência facultativa, com um tempo letivo nunca inferior a 45 minutos, a organizar na unidade definida pela escola.
(i) Em função das opções dos diversos cursos científico-humanísticos.
(j) Do somatório das cargas horárias alocadas a cada disciplina resulta um tempo total inferior ao total constante na matriz, ficando ao critério da escola a gestão do tempo sobrante.
(k) Componente desenvolvida com o contributo de disciplinas e componentes de formação.