Passar para o conteúdo principal

Visita ao Ateliê do Artista Gabriel Seixas

No passado dia 9 de junho, a turma do 3º ano da EB do Chafariz d’El Rei deslocou-se a S. Miguel de Machede para visitar o “Earth and Sun Sculpture Park”, numa espécie de antestreia de um magnífico espaço de exposição de esculturas da autoria do artista Gabriel Seixas. Entre as várias obras expostas, pontifica a “Crucificação do Planeta Azul” que, durante vários meses, embelezou a Praça do Sertório, em Évora, alertando para as consequências da ação humana na sustentabilidade do planeta.

Foi, aliás, na conjugação de uma preocupação ambiental com a importância de promover a cultura e a arte no processo educativo que a iniciativa encontrou a sua génese. A enquadrá-la está o Programa de Educação Estética e Artística (PEEA), impulsionado pela Direção Geral de Educação, a qual se fez representar pela coordenadora do referido programa, Carla Rosa, dois elementos da equipa central, Cátia Santos e Sara Velasco e ainda a embaixadora regional Helena Tapadinhas.

Presentes estiveram ainda o diretor do nosso Agrupamento, Fernando Martins, a chefe da divisão de educação da CME, Helena Ferro, o professor titular da turma, Jorge Branquinho e a grande impulsionadora do encontro, a professora Patrícia Lucas (também ela embaixadora local do PEEA) a quem se deveu a operacionalização do evento e todo o trabalho exploratório, com a turma e o escultor, que o antecedeu.

Ouvir simultaneamente o que as obras e o seu autor nos contam, foi um privilégio para todos os presentes e um ensaio prometedor para o que poderá vir a ser, em breve, um espaço apaixonante de contemplação e reflexão aberto ao público.