Nota Informativa da 1ª Semana UBUNTU

O Agrupamento de Escolas Gabriel Pereira, em parceria com IPAV e com o apoio do Plano Nacional de Promoção de Sucesso Escolar, realizou na semana passada a primeira semana UBUNTU Escolas. Ao longo desta semana contamos com a participação de vinte e um alunos do 10º ano, sete formadores e uma colaboradora do IPAV, que se entregaram de forma comprometida ao desenvolvimento das dinâmicas de aprendizagem.

Durante esta semana conhecemos a história de líderes de referência mundial, partilharam-se histórias de vida e vivenciaram-se dinâmicas lúdico-pedagógicas, à luz do dos pilares UBUNTU – Ética do Cuidado, Construção de Pontes e Liderança Servidora. Neste processo, os nossos alunos e formadores tiveram a oportunidade de desenvolver as competências pessoais e relacionais trabalhadas no programa UBUNTU Escolas – Autoconhecimento, Autoconfiança, Resiliência, Empatia e Serviço.

Foi com enorme satisfação que podemos observar a motivação, o empenho e a atenção com que os nossos alunos e formadores, viveram, participaram e/ou dinamizaram os vários momentos da semana. Foi com ainda mais satisfação que olhamos as competências reflexivas dos nossos alunos e percebemos que temos esperança num futuro melhor nas mãos destes jovens.

A próxima semana UBUNTU Escolas no AEGP é já no dia 10 de maio e estamos entusiasmados com a possibilidade de dar a mais 20 a 23 alunos a possibilidade de viver esta experiência educativa.