Exposição alunos de Artes Visuais "A Caixa: revelação do Sonho"- Homenagem a Cruzeiro Seixas

Todos os dias há novos sonhos…

Cruzeiro Seixas

A caixa: revelação do sonho – exposição de homenagem a Cruzeiro Seixas, que viveu entre dezembro de 1921 e novembro de 2020 –, para além de um conjunto de trabalhos de desenho, apresenta, num toque de intimista fantasia, pequenas instalações, cuidadosa e cenograficamente montadas em caixas. Num caso e no outro, a pintura de Cruzeiro Seixas foi o mote. O resultado final tem a marca da sensibilidade dos alunos que desta forma homenageiam o artista.

Do universo de Cruzeiro Seixas fazem parte espaços e seres, frequentemente ambíguos: cavalos, pássaros, pessoas, barcos, estrelas, rochas, mar, lua, sol, céu. A sua obra, pictórica e literária, marcante no movimento surrealista, em Portugal, coloca-nos perante questões paradoxais, sobre o ser humano, a existência, a sociedade, o papel da arte e do próprio artista.

Numa primeira etapa, depois de um contacto com as obras de Cruzeiro Seixas, cada um dos alunos selecionou uma pintura do artista. Na etapa seguinte, representaram-se as formas, os objetos, os seres ambíguos, há pouco referidos, todos habitantes do espaço mágico, no qual se desenrola a pintura. Depois, foram realizados estudos gráficos e compositivos, na procura de novas ambiências, as quais, numa última etapa, seriam transpostas para o interior de caixas. Assim, cada uma das caixas assume-se como reveladora de novos sonhos, de novas mensagens, num apelo à imaginação que liberta.

A liberdade é o alento da criatividade. Inseparáveis, a liberdade e a criatividade, sem que nos enredemos em especulações teóricas sobre uma e sobre a outra, associadas à espontaneidade, são pilares da educação. Liberdade e criatividade permitem sonhar. Por sua vez, o sonho, o sonho que vai para além do simples devaneio, é um bálsamo, um verdadeiro ânimo. É o ânimo mútuo, nascido da atenção e do afeto, que a todos ajuda a vencer vicissitudes.

Expressamos um agradecimento à Direção do Agrupamento de Escolas Gabriel Pereira, que acolheu, com interesse, esta iniciativa. Estendemos o agradecimento a todos os alunos que se envolveram nesta homenagem a Cruzeiro Seixas.

Escola Secundária Gabriel Pereira

O Subdepartamento de Artes