Entrega da Menção Honrosa e prémio pela arvore de Natal de material reciclado

Foi com grande honra que o Clube Ubuntu, o Eco-Escolas e a turma 11ºM do AEGP marcaram presença na entrega da Menção Honrosa e prémio pela arvore de Natal de material reciclado, que apresentaram a concurso entre os dias 17 de dezembro a 12 de janeiro. Para nós, mais que um concurso, este foi um projeto que pretendeu corresponder aos objetivos educativos dos programas envolvidos e do AEGP.

Na Academia de Líderes Ubuntu, trabalhamos três pilares essenciais à organização social e humana. São eles a Ética do Cuidado (Cuidar de mim, cuidar dos outros e cuidar do planeta), a Construção de Pontes ( trabalho colaborativo, inclusão e respeito pela diferença) e a Liderança Servidora (Servir proactivamente a comunidade, identificando necessidades e construindo soluções). O Eco-Escolas, com quem concorremos em parceria, tem por objetivos encorajar ações e reconhecer trabalho de qualidade desenvolvido nas escolas, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade. Ambos os programas, por diferentes meios, trabalham a educação ambiental para a sustentabilidade. Foi o trabalho colaborativo entre estes dois programas educativos, e com os alunos da turma 11ºM da ESGP, que obteve os resultados pelos quais nos foi atribuída esta Menção Honrosa.

Assim, creio que, em colaboração, todos, desde a CME, a fundação INATEL, o AEGP e os seus programas educativos UBUNTU e Eco-Escolas, assim como todos os restantes parceiros cumpriram os seus objetivos. Cumpriu-se aquilo que vem explanado na nossa arvore de Natal: “Eu sou, porque tu és”. Esta expressão é uma das múltiplas definições da palavra UBUNTU. Palavra de origem africana, que nos remete para a ideia de que só podemos ser pessoas através das outras pessoas e de que as ações de cada um são impactantes nos resultados de todos.

O nosso agradecimento à Câmara Municipal de Évora por nos receber e ao júri do concurso pelo reconhecimento do trabalho.