Desafio “Aqui há Vida” – Dia Mundial das Zonas Húmidas

No âmbito do Dia Mundial das Zonas Húmidas, que se comemorou a 2 de fevereiro, o Programa Eco-Escolas da EBAR convidou os alunos e respetivas famílias a celebrar este dia e a promover a sensibilização de todos para a importância destes ecossistemas.

Este dia é celebrado anualmente com o objetivo de aumentar a consciência global acerca do papel vital das zonas húmidas para a humanidade e para o planeta.

Zonas húmidas são áreas inundadas ou alagadas com água, podendo ser permanentes ou sazonais. Nas zonas húmidas incluem-se os pântanos, charcos, lagos, rios e pauis. As zonas costeiras incluem os estuários com os seus sapais e vasas, mangais, sistemas lagunares e até recifes de coral. Viveiros de peixes, arrozais e salinas constituem zonas húmidas criadas pelas populações.

O desafio proposto, e aceite pelos alunos Gabriel Rodrigues (7º A), Maria Leonor Rascão e Rodrigo Ramos (ambos do 7.º D), consistiu na elaboração de um desenho relativo à biodiversidade que habita nas diferentes zonas húmidas. De seguida, os alunos tiveram de partilhar os desenhos através das redes sociais.

Os Coordenadores do Programa:

David Abreu e Marta Silva