Passar para o conteúdo principal

Comemoração do Cinquentenário e Inauguração da EBAR – Sessão Solene

No dia 30 de maio decorreu a sessão solene do início da comemoração do Cinquentenário da Escola André de Resende. Teve também lugar a inauguração das novas instalações da Escola, em funcionamento desde dezembro de 2015. As atividades do Cinquentenário terão a sua conclusão no dia 9 de dezembro, dia do Patrono.

Ao longo do dia os alunos tiveram oportunidade de participar em atividades culturais e desportivas. O intervalo da manhã esteve muito animado com uma mega aula de Zumba, dinamizado pelo Professor André Mira, com o apoio dos Ginásios Everybody. 

Cerca de 250 pessoas estiveram presentes na sessão solene e pairou no ar a alegria da celebração, resultante de um trabalho de parceria e de espírito colaborativo entre instituições (C.M.E., Conservatório Regional de Évora- Eborae Mvsica, Grupo PRO EVORA, ASSP e Ginásios Everybody), alunos, docentes no ativo e outros já aposentados, pais e encarregados de educação, auxiliares de acção educativa e outros colaboradores.

Os alunos Maria Noites e Tomás Rosa foram os dignos e entusiásticos apresentadores do evento. A sessão teve início com a excelente participação da orquestra de cordas do Conservatório Regional de Évora - Eborae Mvsica, dirigida pelo maestro Luís Rufo. A homenagem a André de Resende foi feita pelo grupo “Drama na Escola” que introduziu um visitante inesperado, nem mais nem menos que o nosso ilustre Patrono. O teatro continuou a invadir o palco com a representação da peça “O Sonho”. A encenação foi da responsabilidade da Professora Fátima Teles.

Neste dia simbólico em que se iniciaram as comemorações do cinquentenário e ao mesmo tempo se inauguraram as novas instalações da Escola, a palavra pertenceu ao Diretor do  Agrupamento, Engº Fernando Farinha Martins, à Professora Isabel Carreira, Coordenadora da Equipa de Trabalho das Comemorações do Cinquentenário, à coordenadora da escola, Professora Nazaré Caldeira, ao Presidente do grupo PRO ÉVORA, Dr. Marcial Rodrigues, à Dra. Maria João Charrua, Delegada Regional da Direção de Serviços dos Estabelecimentos Escolares da Região Alentejo e finalmente ao Presidente da Câmara Municipal de Évora, Dr. Carlos Pinto de Sá.

A aluna Margarida Brito, do 8º. B, foi homenageada pela elaboração do logotipo do Cinquentenário, escolha que resultou de um concurso a que concorreram 22 trabalhos de alunos do 8º Ano.

O Sr. Diretor do Agrupamento de Escolas, Engº Fernando Farinha Martins, prestou homenagem às Presidentes dos Conselhos Diretivos, às Chefes de Secretaria e aos Chefes de Pessoal Não Docente que exerceram funções em mandatos anteriores.

Orgulhamo-nos de preservar o excelente trabalho desenvolvido pela Professora Teodolinda Pascoal, que continua a embelezar a nossa escola. No dia 30 ficámos ainda mais enriquecidos com o contributo dos alunos do Clube do Azulejo, dinamizado pela Professora Patrícia Lucas, que trabalhou em colaboração com o Professor Paulo Matias e os seus alunos do CEF de Artes Decorativas.  A todos eles se deve o magnífico painel de azulejo que foi descerrado pelo Sr. Diretor junto à porta principal da Escola.

Não foram esquecidos os parabéns à Escola, cantados ao som da música tocada pela Ana Alfaiate, do 6º. Ano.

O Sr. Presidente da Câmara descerrou a placa da inauguração e o Hino Nacional foi interpretado pelos alunos do coro da Escola, com a organização e mestria do Prof. Fernando Vintém.

O programa não terminou aqui! A exposição de fotografias “Memórias” aguardava os visitantes. Nela podem ser observados alguns momentos significativos que percorrem a História da Escola desde 1969 até 2015. Esta exposição, coordenada pela Professaora Isabel Carreira, está patente no corredor da entrada da Escola e no Átrio do Pavilhão B.

 Seguiu-se a inauguração, na Biblioteca, da exposição “Cem Anos do Pro Évora – Cinquenta Anos da André de Resende” e houve ainda oportunidade para assistir ao excelente vídeo do Cinquentenário, produção do Professor Francisco Fragoso, enquanto os convidados se revigoraram com uma bebida fresca,  saborearam o bolo do cinquentenário e outras iguarias, num beberete que foi servido na Sala Multiusos do Pavilhão B. 

Neste dia, no nosso Agrupamento, verificámos com grande satisfação que as Artes Visuais, a Expressão Dramática, a Música e as Atividades Desportivas se tornaram num elo de ligação entre elementos de várias gerações e entre a Escola e a Comunidade.

A comemoração do Cinquentenário transforma-se numa oportunidade para preservar a memória da Escola André de Resende que se pretende inscrita num processo contínuo de construção do futuro. Deste modo, promove-se um estreitamento de relações com a comunidade, reforçam-se as parcerias já existentes, esperando que todos se sintam gratificados pelo trabalho realizado, no âmbito duma relação positiva entre a Escola e a Família.