Painel “A Biodiversidade da Minha Terra” - Premiado

O trabalho apresentado foi realizado pela turma do 7º F, da Escola Básica André de Resende, que aceitou o desafio para a elaboração do painel da "Biodiversidade da Minha Terra", no âmbito do Programa Eco-Escolas.

A professora de Educação Visual começou por sensibilizar os alunos com a apresentação de imagens e de alguns vídeos, o que permitiu a aquisição de aprendizagens e sensibilização para o tema. A partir daí, os discentes pesquisaram a biodiversidade do Alentejo, mais concretamente do Alto Alentejo, onde se situa a escola.

Questões como a importância da conservação da biodiversidade e as espécies existentes foram o ponto de partida para o trabalho que se seguiu. Os alunos ficaram a conhecer a necessidade de preservação e proteção da biodiversidade e conceitos como espécies autóctones e espécies invasoras, por exemplo. Tomaram, assim, consciência que a biodiversidade local e mundial se encontra ameaçada.

Numa primeira fase, procedeu-se à recolha de toda a informação disponível. Problemas como a desflorestação, alterações climáticas e destruição dos ecossistemas foram abordados. Na posse de toda a informação, os alunos executaram várias propostas de uma paisagem rural alentejana para servir de base ao painel. Depois de desenhada a paisagem, numa cartolina duplex, o trabalho foi realizado com recurso a colagens com recortes de revistas. Fizeram, também, desenhos de animais e plantas para integrarem no painel.

Para conclusão do painel foram identificadas as várias espécies da fauna e flora e integradas mensagens trabalhadas pelos alunos, as quais apelam à preservação da biodiversidade, à mudança de comportamentos e à adoção de atitudes responsáveis para com o planeta.