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Oferta Formativa 18/19

Oferta Formativa - Geral
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Oferta Formativa - Ensino Profissional
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Cursos Profissionais - Informações
O que são

Os Cursos Profissionais são uma modalidade do nível secundário de educação, caracterizada  por uma forte ligação com o mundo profissional.
Tendo em conta os interesses do aluno, a aprendizagem realizada nestes cursos valoriza o desenvolvimento de competências para o exercício de uma profissão, em articulação com o setor empresarial local.

Para quem

Os Cursos Profissionais destinam-se aos alunos que:
 - concluíram o 3.º ciclo do ensino básico ou formação equivalente;
 - procuram um ensino mais prático e voltado para o mundo do trabalho;
 - não excluem a hipótese de, mais tarde, prosseguir os estudos.

Quais os objetivos

Os principais objetivos desta oferta educativa e formativa são:
 - contribuir para que o estudante desenvolva competências pessoais e profissionais para o exercício de uma profissão;
 - privilegiar as ofertas formativas que correspondem às necessidades de trabalho locais e regionais;
 - preparar o estudante para aceder a formações pós-secundárias ou ao ensino superior, se for essa a sua vontade.

Estrutura Curricular

Estes cursos têm uma estrutura curricular organizada por módulos, o que permite maior flexibilidade e respeito pelos  ritmos de aprendizagem de cada aluno.

Componente de formação

O plano de estudos inclui três componentes de formação:
- Sociocultural;
- Científica;
- Técnica.

Matriz Curricular dos cursos profissionais
No âmbito da sua autonomia, as escolas organizam os tempos letivos na unidade que considerem mais conveniente e de acordo com as suas opções relativas à autonomia e flexibilidade curricular.
novamatriz
(a) Carga horária não compartimentada pelos três anos do ciclo de formação a gerir pela escola, no âmbito da sua autonomia pedagógica, acautelando o equilíbrio da carga anual de forma a otimizar a gestão modular, a formação em contexto de trabalho e o seu projeto de flexibilidade.
(b) O aluno escolhe uma língua estrangeira. Se tiver estudado apenas uma língua estrangeira no ensino básico, iniciará obrigatoriamente uma segunda língua no ensino secundário.
(c) A escola opta pelo desenvolvimento da disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação ou por uma Oferta de Escola, de frequência obrigatória, gerindo a carga horária em função da necessidade de reforço das aprendizagens.
(d) Disciplinas científicas de base a fixar nos referenciais de formação do CNQ, em função das qualificações profissionais a adquirir.
(e) UFCD desenvolvidas de acordo com os respetivos referenciais de formação constantes do CNQ, observando as orientações da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, I.P., designadamente nos cursos enquadrados em regime provisório no CNQ, para os quais se mantêm as três a
quatro disciplinas definidas nos planos de estudo publicados nas portarias de criação de cada curso, devendo ser aplicados os respetivos programas em vigor.
(f) Componente desenvolvida com o contributo de disciplinas e componentes de formação.
(g) A carga horária total da formação varia entre um mínimo de 3100 horas e um máximo de 3440 horas. De modo a não ultrapassar a carga horária máxima do total da formação, deve ajustar-se a carga horária da formação em contexto de trabalho em função da carga horária das UFCD da componente tecnológica.
Prova de Aptidão Profissional (PAP)

A PAP consiste na apresentação e defesa, perante um júri, de um projeto, consubstanciado num produto, material ou intelectual, numa intervenção ou numa atuação, consoante a natureza dos cursos, bem como do respetivo relatório final de realização e apreciação crítica, demonstrativo de saberes e competências profissionais adquiridos ao longo da formação.

A PAP reveste a forma de um projeto transdisciplinar, estruturante do futuro profissional do aluno e centrado em temas e problemas com estreita ligação ao mundo do trabalho. Sendo um projeto técnico e prático, deve ser perspetivado de molde a integrar saberes e competências adquiridas ao longo da formação, pelo que será realizada no 3º ano do curso.

Formação em contexto de trabalho (FCT)

São objetivos da formação em contexto de trabalho proporcionar aos jovens:
- Contacto com tecnologias e técnicas que se encontram para além das situações simuláveis durante a formação na Escola;
- Oportunidade de aplicação dos conhecimentos adquiridos, em atividades concretas, no mundo do trabalho;
- Desenvolvimento de hábitos de trabalho e competências a nível profissional;
- Vivências inerentes às relações humanas no trabalho;
- Conhecimentos da organização empresarial;
- Desenvolvimento da autonomia, espírito empreendedor e sentido de responsabilidade profissional.

Qual a certificação

Após a conclusão, com aproveitamento, de um Curso Profissional obtém-se o ensino secundário e certificação profissional, conferindo o nível 4 de qualificação do Quadro Nacional de Qualificações.

Prosseguimento de estudos/formação

A conclusão de um Curso Profissional permite o prosseguimento de estudos/formação num Curso Técnico Superior Profissional ou o acesso ao ensino superior, mediante o cumprimento dos requisitos previstos no regulamento de acesso ao ensino superior.

Legislação

Se quiser saber mais sobre os Cursos Profissionais, pode consultar a legislação referente a esta oferta educativa e formativa.

Exemplo de uma Prova de Aptidão Profissional do

Curso Profissional Técnico de Manutenção de Aeronaves

 

Estágio do Curso Profissional Técnico de Manutenção de Aeronaves

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