Oferta Formativa 18/19
| Oferta Formativa - Geral | ||||
|
||||
| Oferta Formativa - Ensino Profissional | ||||
|
|
|
|
|
- Cursos Profissionais - Informações
-
- O que são
-
Os Cursos Profissionais são uma modalidade do nível secundário de educação, caracterizada por uma forte ligação com o mundo profissional.
Tendo em conta os interesses do aluno, a aprendizagem realizada nestes cursos valoriza o desenvolvimento de competências para o exercício de uma profissão, em articulação com o setor empresarial local. - Para quem
-
Os Cursos Profissionais destinam-se aos alunos que:
- concluíram o 3.º ciclo do ensino básico ou formação equivalente;
- procuram um ensino mais prático e voltado para o mundo do trabalho;
- não excluem a hipótese de, mais tarde, prosseguir os estudos. - Quais os objetivos
-
Os principais objetivos desta oferta educativa e formativa são:
- contribuir para que o estudante desenvolva competências pessoais e profissionais para o exercício de uma profissão;
- privilegiar as ofertas formativas que correspondem às necessidades de trabalho locais e regionais;
- preparar o estudante para aceder a formações pós-secundárias ou ao ensino superior, se for essa a sua vontade. - Estrutura Curricular
-
Estes cursos têm uma estrutura curricular organizada por módulos, o que permite maior flexibilidade e respeito pelos ritmos de aprendizagem de cada aluno.
- Componente de formação
-
O plano de estudos inclui três componentes de formação:
- Sociocultural;
- Científica;
- Técnica. - Matriz Curricular dos cursos profissionais
- No âmbito da sua autonomia, as escolas organizam os tempos letivos na unidade que considerem mais conveniente e de acordo com as suas opções relativas à autonomia e flexibilidade curricular.

- (a) Carga horária não compartimentada pelos três anos do ciclo de formação a gerir pela escola, no âmbito da sua autonomia pedagógica, acautelando o equilíbrio da carga anual de forma a otimizar a gestão modular, a formação em contexto de trabalho e o seu projeto de flexibilidade.
(b) O aluno escolhe uma língua estrangeira. Se tiver estudado apenas uma língua estrangeira no ensino básico, iniciará obrigatoriamente uma segunda língua no ensino secundário.
(c) A escola opta pelo desenvolvimento da disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação ou por uma Oferta de Escola, de frequência obrigatória, gerindo a carga horária em função da necessidade de reforço das aprendizagens.
(d) Disciplinas científicas de base a fixar nos referenciais de formação do CNQ, em função das qualificações profissionais a adquirir.
(e) UFCD desenvolvidas de acordo com os respetivos referenciais de formação constantes do CNQ, observando as orientações da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, I.P., designadamente nos cursos enquadrados em regime provisório no CNQ, para os quais se mantêm as três a
quatro disciplinas definidas nos planos de estudo publicados nas portarias de criação de cada curso, devendo ser aplicados os respetivos programas em vigor.
(f) Componente desenvolvida com o contributo de disciplinas e componentes de formação.
(g) A carga horária total da formação varia entre um mínimo de 3100 horas e um máximo de 3440 horas. De modo a não ultrapassar a carga horária máxima do total da formação, deve ajustar-se a carga horária da formação em contexto de trabalho em função da carga horária das UFCD da componente tecnológica. - Prova de Aptidão Profissional (PAP)
-
A PAP consiste na apresentação e defesa, perante um júri, de um projeto, consubstanciado num produto, material ou intelectual, numa intervenção ou numa atuação, consoante a natureza dos cursos, bem como do respetivo relatório final de realização e apreciação crítica, demonstrativo de saberes e competências profissionais adquiridos ao longo da formação.
A PAP reveste a forma de um projeto transdisciplinar, estruturante do futuro profissional do aluno e centrado em temas e problemas com estreita ligação ao mundo do trabalho. Sendo um projeto técnico e prático, deve ser perspetivado de molde a integrar saberes e competências adquiridas ao longo da formação, pelo que será realizada no 3º ano do curso.
- Formação em contexto de trabalho (FCT)
-
São objetivos da formação em contexto de trabalho proporcionar aos jovens:
- Contacto com tecnologias e técnicas que se encontram para além das situações simuláveis durante a formação na Escola;
- Oportunidade de aplicação dos conhecimentos adquiridos, em atividades concretas, no mundo do trabalho;
- Desenvolvimento de hábitos de trabalho e competências a nível profissional;
- Vivências inerentes às relações humanas no trabalho;
- Conhecimentos da organização empresarial;
- Desenvolvimento da autonomia, espírito empreendedor e sentido de responsabilidade profissional. - Qual a certificação
-
Após a conclusão, com aproveitamento, de um Curso Profissional obtém-se o ensino secundário e certificação profissional, conferindo o nível 4 de qualificação do Quadro Nacional de Qualificações.
- Prosseguimento de estudos/formação
-
A conclusão de um Curso Profissional permite o prosseguimento de estudos/formação num Curso Técnico Superior Profissional ou o acesso ao ensino superior, mediante o cumprimento dos requisitos previstos no regulamento de acesso ao ensino superior.
- Legislação
-
Se quiser saber mais sobre os Cursos Profissionais, pode consultar a legislação referente a esta oferta educativa e formativa.
Exemplo de uma Prova de Aptidão Profissional do
Curso Profissional Técnico de Manutenção de Aeronaves
Estágio do Curso Profissional Técnico de Manutenção de Aeronaves

















