Intercâmbio das turmas do 7º ano com escola C. E. I. P. El Llano

No passado dia 11 de março, os alunos de Espanhol do 7º ano da Escola Básica André de Resende deslocaram-se a Monesterio, em Espanha, para visitar os colegas da escola C. E. I. P. El Llano. Esta atividade surge como parte de um projeto de intercâmbio que os alunos têm vindo a desenvolver ao longo do ano letivo com esta escola.

Os sessenta e sete alunos participantes tiveram oportunidade de visitar os locais mais emblemáticos de Monesterio, mas não sem antes serem recebidos pelo senhor Presidente da Câmara Municipal.
Os alunos passearam por esta vila de origem templária, acompanhados de professores portugueses e alunos e professores espanhóis, e conheceram a Plaza del Pueblo e a Plaza Eduardo Naranjo, praça que vai buscar o seu nome ao conceituado pintor espanhol conterrâneo.

Os alunos conheceram também o Monasterio de Tentudía, num momento de privilégio que incluiu uma visita guiada ao local de maior destaque da Península Ibérica no que à cerâmica do século XVI diz respeito. A lenda do Monasterio de Tentudía enriqueceu o momento, que terminou com o deslumbre do montado e das serras típicas da paisagem envolvente.

O Conventual Santiaguista de San Marcos de Calera de León, ponto central de batalhas do período da reconquista cristã, foi o destino seguinte. Aqui, os nossos alunos foram igualmente acompanhados por uma guia e visitaram o claustro e o refeitório, recheados de detalhes arquitetónicos impressionantes.

O último local que os nossos alunos conheceram foi o Museo del Jamón, onde, também com visita guiada e interativa, lhes foi apresentado o produto emblemático de Monesterio: o presunto. Numa visita repartida por dois momentos, os alunos “passearam” pelo montado e conheceram a raça que nele habita, para além de terem ficado a conhecer as características que fazem do presunto de Monesterio um produto único.

Mas o dia não se revestiu apenas de visitas! Alguns alunos tiveram a oportunidade de participar num programa da Rádio Escolar Monesterio, respondendo a perguntas sobre a escola e sobre as atividades do intercâmbio.
Foi um dia rico em experiências culturais, bem como no desenvolvimento das competências em língua espanhola. Foi um dia de partilha, de conhecimento e de crescimento pessoal para todos.