Dia Mundial da Diabetes (14 de novembro) - prevenção para um futuro saudável

A diabetes mellitus (DM) é uma doença metabólica crónica, que pode ter várias causas e que resulta de várias alterações fisiopatológicas que conduzem à elevação permanente da glicemia (concentração de açúcar no sangue). A incidência está a crescer e atinge cerca de 13% da população adulta portuguesa.

Cerca de 90% dos casos de diabetes são classificados como diabetes tipo 2. Este tipo afeta sobretudo pessoas adultas e idosas, com excesso de peso ou obesidade, sedentárias e com estilos de vida pouco saudáveis, e, frequentemente há historial familiar.

A diabetes tipo 1 é muito menos frequente e resulta essencialmente da destruição súbita e irreversível das células pancreáticas, geralmente por inflamação autoimune.

Estes doentes são geralmente adolescentes ou adultos jovens.

Numa medida de prevenção a Equipa do Programa de Educação para a Saúde  (PES), da Escola Básica André de Resende, assinalou o Dia Mundial da Diabetes (14 de novembro) com um  rastreio (Voz; Glicemia; Colesterol; Medição de valores metabólicos; Pressão arterial), para o pessoal docente e não docente de todo o Agrupamento. O rastreio foi realizado por uma equipa da Saúde Escolar composta por:

Enfermeiros, Nutricionista, Terapeuta da fala.

O rastreio realizou-se no dia 15, devido à disponibilidade da equipa de saúde escolar. Foram rastreadas 46 pessoas no âmbito da obesidade, 48 na avaliação vocal e 54 na avaliação da Tensão Arterial, glicemia e colesterol.

Ainda no âmbito desta atividade e para alertar a comunidade escolar sobre a quantidade de açúcar escondido nos alimentos, os alunos de 8.º Ano (turmas D e G), nas aulas de Ciências Naturais, fizeram uma pesquisa da quantidade de saquinhos de açúcar (5gr) que alguns dos alimentos que eles consomem no seu dia a dia continham. Os resultados foram divulgados numa exposição na sala de multiusos da Escola Básica André de Resende e posteriormente na Biblioteca Escolar.

A Equipa PES EBAR

Mª Madalena Serra