PREÂMBULO
De acordo com as recentes orientações do Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares, veiculadas através de dois documentos de referência – «Biblioteca Escolar Digital» e «Biblioteca Escolar no Plano E@D» –, é importante que as bibliotecas aperfeiçoem a sua presença em linha, tornando-a o mais estruturada e eficaz possível. Isto é, as bibliotecas devem ser redirecionadas, criando serviços capazes de apoiar as novas formas de trabalho, impostas não só pelas novas necessidades de acesso à informação, mas também para responder a um momento de crise, integrando o esforço das organizações em que estão inseridas[1].
Por definição, uma biblioteca digital é um repositório de documentos digitais disponibilizados em linha. A este conjunto, mais ou menos vasto, devem ser associados mecanismos de pesquisa e de recuperação da informação. A sua criação exige planeamento cuidado e pressupõe a sua manutenção no tempo e a sua atualização tecnológica[2].
O AEGP dispõe de quatro bibliotecas, conta com uma equipa de três professores bibliotecários, gere uma das principais redes concelhias de bibliotecas - a Rede de Bibliotecas de Évora (RBEv) -, e serve uma comunidade composta por aproximadamente 270 professores e cerca de 2300 alunos[3].
A atual premência de adaptação ao digital não é uma novidade para as bibliotecas do AEGP. Estas estruturas, no quadro da cooperação que as caracteriza desde que o AE foi constituído, viabilizaram, em 2018, uma candidatura bem-sucedida ao concurso nacional «Biblioteca Digital», promovido pela RBE. Este projeto, que se encontra em implementação, permitiu aumentar a oferta de meios informáticos e intensificar a disponibilização de documentos em suporte digital.
Os equipamentos informáticos portáteis, em uso nas rotinas presenciais das bibliotecas, têm-se agora revelado de particular utilidade no apoio aos alunos do Agrupamento que, no presente quadro pandémico, evidenciaram dificuldades em participar no processo de ensino à distância.
Quanto ao repositório de documentos digitais, que tem vindo a ser incrementado ao longo dos últimos meses, deve ser prontamente disponibilizado, de modo a apoiar os professores que implementam o plano de E@D do Agrupamento.
Neste quadro, as bibliotecas do AEGP também devem, em primeiro lugar, criar serviços digitais que atinjam, tanto quanto possível, os públicos que as procuravam presencialmente. Por esta razão, propõem-se assegurar serviços, dinamizar atividades, promover o uso de recursos e divulgar um conjunto de instrumentos de trabalho dirigidos a professores e alunos. Em segundo lugar, devem definir as etapas para implementação do plano de B@D no quadro de E@D do AEGP.
[1] GABINETE DA REDE DE BIBLIOTECAS ESCOLARES – Biblioteca escolar digital. [Em linha]. Lisboa: RBE/ME, 2020. [Consult. em 202.04.2020].
Disponível em WWW: <URL: https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/bibliotecaescolar.pdf> Idem - A biblioteca escolar no plano de E@D. [Em linha]. Lisboa: RBE/ME, 2020. [Consult. em 202.04.2020]. Disponível em WWW: <URL https://www.dge.mec.pt/noticias/biblioteca-escolar-no-plano-de-ed>.
[2] GUERREIRO, Dália - Bibliotecas digitais: divulgação e preservação. In Cidade Solidária, (35), 2016, pp. 130–137.
[3] AGRUPAMENTO DE ESCOLAS GABRIEL PEREIRA – Conhecer, intervir, incluir. Projeto Educativo 2018-2021. [Em linha] Évora: AEGP, 2018. [Consult. em 20.04.2020]. Disponível em WWW: <URL: https://aegp.edu.pt/web/sites/default/files/2019-10/PE_AEGP_publicado%20%281%29.pdf>. Dados relativos ao ano lectivo de 2017-2018.
I – ORGANIZAÇÃO DE SERVIÇOS E RECURSOS
- Serviços
- Horário de atendimento: a divulgar para cada biblioteca no portal do agrupamento;
- e-mail institucional, a saber:
- Biblioteca da Escola Secundária Gabriel Pereira: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
- Biblioteca da Escola Básica André de Resende: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
- Bibliotecas do primeiro ciclo (Rossio e Bairro da Câmara):
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
- Organização de uma secção de perguntas frequentes (FAQ)
- Serviços em linha:
- Catálogo da Rede de Bibliotecas do AEGP, reserva e empréstimo [catálogo das bibliotecas do AEGP]. O processo de catalogação deve continuar, integrando as centenas de documentos eletrónicos que têm vindo a ser reunidos no contexto do projeto «Biblioteca Digital 2018». Está em estudo a possibilidade de estes documentos, que já se encontram em suporte digital, virem a ser catalogados por via remota.
Os documentos a disponibilizar, via Sistema de Gestão de Bases de Dados Bibliográficos (vulgo catálogo), incluem e-books, filmes, artigos científicos e de caráter didático, outros documentos electrónicos em livre acesso (figura 1).
Figura 1 – Módulo de pesquisa avançada do catálogo das bibliotecas do AEGP
exibindo a opção de procura por documentos electrónicos
- Catálogo da Rede de Bibliotecas de Évora (RBEv), que permitirá aceder à documentação electrónica disponibilizada pelas bibliotecas cooperantes.
- Documentos e fontes de informação a disponibilizar de forma estática: ligações a redes sociais e blogues. Publicação de newsletters das várias bibliotecas.
- Atividades e recursos
- 1º Ciclo do Ensino Básico
- 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico
- Ensino Secundário
Estes submenus devem conter informação organizada, eventualmente, em função dos seguintes descritores:
- Currículo, literacias e aprendizagem [por ciclos de ensino]
- Leitura e literacia;
- Cidadania;
- Gestão da biblioteca escolar;
- Atividades livres em articulação com a família.
- Instrumentos
- Repositório de ferramentas aptas para as atividades de ensino/aprendizagem:
- Doodle
- Google forms
- Issuu
- Kahoot
- Padlet
- Quizizz
- Teams
- (…)
II - IMPLEMENTAÇÃO
A estrutura, compreendendo os serviços, as actividades e os instrumentos, deve estar refletida no separador «Bibliotecas» no portal do AEGP. A gestão de conteúdos será da responsabilidade dos professores bibliotecários. Estes profissionais necessitam de credenciais de acesso à área das bibliotecas a atribuir pelo administrador do portal.
O processo deve ser implementado em três passos, independentemente de cada biblioteca continuar a desenvolver a sua dimensão digital:
1º - No curtíssimo prazo: Aperfeiçoamento da estrutura em separador próprio no portal do AEGP, de acordo com a árvore de conteúdos previamente definida (figura 2).
Figura 2 - Estrutura básica do separador bibliotecas e organização dos menus. Proposta de reformulação da organização já existente
2º - No curto prazo: Assegurar a gestão autónoma de conteúdos pelos professores bibliotecários em serviço no AEGP.
3º - No médio prazo. Intensificação do processo de integração da biblioteca digital no currículo, tendo por base o referencial «Aprender com a Biblioteca Escolar».
É importante que os docentes, em processo de implementação da E@D, contribuam para a base de recursos e de atividades. O aumento dos níveis de colaboração pode contribuir decisivamente para que a B@D possa constituir-se como uma importante plataforma de partilha de conhecimento no seio do AEGP[1].
III – Avaliação
A cada dois anos, intervalados pela implementação de um plano de melhoria, deve ser aferida a eficácia da articulação da B@D no contexto do E@D. Sem prejuízo de outros procedimentos de monitorização a definir em Conselho de Professores Bibliotecários e de Conselho Pedagógico, a sede deste processo será a avaliação periódica das bibliotecas promovida pela RBE.
[1] PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares. Portal RBE: Aprender com a biblioteca escolar [2017] [Em linha]. Lisboa: RBE, atual. 21-03-2017. [Consult. 28-09-2018]. Disponível em WWW: <URL: http://www.rbe.mec.pt/np4/referencial_2017.html>