Escola Digital - Manuais de Apoio
O Programa de digitalização para as Escolas, uma das medidas estabelecidas no âmbito do Plano de Ação para a Transição Digital, de 21 de abril de 2020 (Resolução do Conselho de Ministros n.º 30/2020), prevê o desenvolvimento de um programa para a transformação digital das escolas, que integra:
- Disponibilização de equipamento individual ajustado às necessidades de cada nível educativo para utilização em contexto de aprendizagem e a garantia de conectividade móvel gratuita para alunos, docentes e formadores do Sistema Nacional de Qualificações, proporcionando um acesso de qualidade à Internet na escola, bem como um acesso à Internet em qualquer lugar;
- Acesso a recursos educativos digitais de qualidade (a título de exemplo, manuais escolares, cadernos de atividades, aulas interativas, testes interativos, preparação para exames, análise de desempenho, diagnóstico e proposta de percursos de aprendizagem, relatório de progresso para encarregados de educação e dicionários);
- Aposta na capacitação de docentes, formadores do Sistema Nacional de Qualificações e técnicos de tecnologias de informação em cada escola, através de um plano de capacitação digital de professores, que garanta a aquisição das competências necessárias ao ensino neste novo contexto digital.
Objetivos
Disponibilizar às escolas, aos alunos e aos professores equipamentos e acesso à Internet, bem como recursos educativos digitais de qualidade.
Promover o desenvolvimento profissional dos docentes, na perspetiva da sua permanente atualização científica e aperfeiçoamento das competências profissionais ao longo da vida, bem como para o desenvolvimento de práticas colaborativas.
Fonte: Ministério da Educação
Devolução dos kits da Escola Digital - Perguntas Frequentes
P1: Quando deve ser feita a devolução os equipamentos da Escola Digital (computador portátil, hotspot, mochila e auscultadores)?
Os equipamentos devem ser devolvidos à escola quando o aluno termina o 4º, 9.º e 12.º ano, ou quando solicita transferência para outro estabelecimento de ensino.
A escola fixa, anualmente, as datas para as devoluções, sendo que em caso de transferência de escola, os equipamentos devem ser devolvidos até 5 dias úteis após a efetivação da transferência.
P2: Quem deve devolver os equipamentos?
Os equipamentos devem ser devolvidos pelos encarregados de educação ou pelo próprio aluno, caso seja maior de idade.
P3: Que equipamentos devem ser devolvidos à escola?
Devem ser devolvidos os seguintes equipamentos:
- O computador portátil e o respetivo carregador;
- O hotspot e o respetivo cabo de ligação USB (na caixa) - apenas para os kits atribuídos aos alunos do ensino secundário;
- O cartão SIM e o cartão destacável (PIN e PUK);
- A mochila;
- Os auscultadores.
P4: O computador portátil deve ser devolvido com os ficheiros e a informação pessoal do aluno?
Não. O computador deve ser devolvido sem qualquer informação pessoal ou ficheiros guardados. (ver manual abaixo para Repor o pc a partir das definições do Windows 10 ou a partir do ecrã de Início de Sessão
P5: Quais são os procedimentos seguidos pelo Agrupamento de Escolas Gabriel Pereira aquando da devolução dos equipamentos?
Aquando da devolução dos equipamentos, um funcionário da escola confere o seu estado geral.