Projeto Parlamento dos Jovens

O Projeto Parlamento dos Jovens destina-se a todos os alunos do Ensino Básico e Secundário (do 5º. ao 12º. ano) e tem os seguintes objetivos:

a) Incentivar o interesse dos jovens pela participação cívica e política;

b) Sublinhar a importância da sua contribuição para a resolução de questões que afetam o seu presente e o futuro individual e coletivo, fazendo ouvir as suas propostas junto dos Órgãos do poder político;

c) Dar a conhecer o significado do mandato parlamentar e o processo de decisão da Assembleia da República, enquanto órgão representativo de todos os cidadãos portugueses;

d) Incentivar as capacidades de argumentação na defesa das ideias, com respeito pelos valores da tolerância e da formação da vontade da maioria.

O tema Alterações Climáticas foi o escolhido neste ano letivo para tod@s os/as alunos/as dos vários níveis de ensino.

No nosso agrupamento os/as alunos/as devem formar listas de 10 elementos por níveis de ensino e elaborar propostas (mínimo de uma e máximo de três) e candidatar-se a eleições para se habilitarem a participar na Sessão Escolar e serem eleitos para a Sessão Distrital.

O prazo para entrega de listas é o dia 14 de janeiro e as eleições realizam-se no dia 24 de janeiro de 2019.

Nesta fase de sensibilização e informação sobre o tema, vão realizar-se vários debates:

- Na Escola Secundária Gabriel Pereira no dia 20 de novembro, pelas 10:20h, decorre o 1º. Debate e na Escola Básica André de Resende será no dia 22 do referido mês. Os debates serão dinamizados pelo Prof. Miguel Potes, do Instituto de Ciências da Terra, da Universidade de Évora

Entre dezembro ou janeiro realizar-se-ão os debates com um deputado da Assembleia da República. As datas serão anunciadas brevemente.

Para mais informações consultar o site: http://www.jovens.parlamento.pt/