Passar para o conteúdo principal

Projeto Parlamento dos Jovens

O Projeto Parlamento dos Jovens destina-se a todos os alunos do Ensino Básico e Secundário (5º. ao 12º. Anos). Os objetivos são:

a) Incentivar o interesse dos jovens pela participação cívica e política;

b) Sublinhar a importância da sua contribuição para a resolução de questões que afetam o seu presente e o futuro individual e coletivo, fazendo ouvir as suas propostas junto dos Órgãos do poder político;

c) Dar a conhecer o significado do mandato parlamentar e o processo de decisão da Assembleia da República, enquanto órgão representativo de todos os cidadãos portugueses;

d) Incentivar as capacidades de argumentação na defesa das ideias, com respeito pelos valores da tolerância e da formação da vontade da maioria.

O tema Igualdade de Género foi o escolhido neste ano letivo para tod@s os/as alunos/as dos vários níveis de ensino.

No nosso agrupamento os/as alunos/as devem formar listas de 10 elementos por níveis de ensino e elaborar propostas (mínimo de uma e máximo de três) e candidatar-se a eleições para se habilitarem a participar na Sessão Escolar e serem eleitos para a Sessão Distrital.

O prazo para entrega de listas é o dia 12 de janeiro e as eleições realizam-se no dia 23 de janeiro de 2018.

Nesta fase de sensibilização e informação para o tema realizam-se vários debates:

Na Escola Secundária no dia 29 de novembro decorreu o 1º. Debate com a dinamização da Prof. Dra. Fernanda Henriques da Universidade de Évora. Os alunos tiveram oportunidade de participar numa sessão muito interessante em que se levantaram questões muito atuais sobre a Igualdad= de Género.

No dia 11 de dezembro será a vez de recebermos o Sr. Deputado João Oliveira, que decerto irá motivar os/as jovens estudantes para este tema aliciante.