Passar para o conteúdo principal

Poster Eco-Código EBAR 2019/2020

Tendo em consideração os objetivos e a definição do trabalho, propostos pelo Programa Eco-Escolas da ABAE, os coordenadores do Projeto Eco-Escolas da Escola Básica André de Resende, em Évora, em articulação com o respetivo Conselho que coordenam, sugeriram a realização da atividade a diversas turmas da escola (segundo e terceiro ciclos).
Ficou, assim, decidido que o cartaz/poster iria ser realizado pelos alunos de três turmas do 8.º Ano (D, F e G), na disciplina de Educação Visual. A elaboração das frases do eco-código ficaria a cargo de diversos alunos, representativos dos vários níveis de ensino.
Devido à situação de pandemia em que nos encontramos, e ao confinamento obrigatório a que fomos sujeitos, devido à COVID-19, a estratégia utilizada, onde o envolvimento e a participação dos alunos são fundamentais, teve que ser adaptada a esta realidade. Deste modo, todo o trabalho desenvolvido foi sendo orientado pela professora da disciplina, contudo, nas questões mais específicas de construção de um cartaz os discentes tiveram que se organizar de uma forma mais autónoma, uma vez que a disciplina ficou reduzida a 30 minutos por semana. Depois de uma leitura e análise atenta das frases, construídas pelos colegas de outras turmas/níveis de ensino, segundo os temas obrigatórios no trabalho e, tendo, também, em conta o código de conduta ambiental da nossa escola, ou seja, os temas trabalhados no respetivo Plano de Ação, os alunos tiveram que escolher uma imagem que identificasse cada uma das frases, criando um logotipo, onde se pudesse identificar numa imagem o tema mais a frase correspondente. As frases foram selecionadas pelos alunos e todos realizaram/criaram uma imagem. De seguida, fez-se, também, uma seleção da imagem/logotipo que melhor correspondia ao tema abordado e, também, em termos da forma, do letring, das cores e do fundo utilizado.
Após as doze frases escolhidas, procedeu-se à elaboração do trabalho, em termos de composição visual, e com as regras de construção de um cartaz, trabalho esse aqui apresentado e enviado ao Concurso Nacional Eco-Código.
Através deste poster, os alunos pretendem transmitir/comunicar uma chamada de atenção/um alerta para o perigo ambiental em que vivemos e que poderá ser um pesadelo se não formos capazes e não estivermos conscientes de que é preciso reduzir a nossa pegada ecológica!