Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa

Hoje, dia 15 de novembro, comemora-se o dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa (LGP). O Agrupamento de Escolas Gabriel Pereira de Évora, escola de Referência para a Educação Bilingue de alunos Surdos, assinala festivamente esta data, sendo um dia especial, um marco de uma conquista notável que contribuiu para o reconhecimento da língua.

Esta língua é a forma de comunicação natural utilizada pelas pessoas Surdas Portuguesas e por todos aqueles que comunicam com estas. É produzida a partir de movimentos das mãos, do corpo e de expressões faciais e a sua receção é visual.
No âmbito desta comemoração, os alunos Surdos e alguns membros da comunidade educativa desta escola cantaram em LGP uma música, com intuito de sensibilizar e reconhecer a importância para o uso desta língua.
É dia de celebrar e de agradecer a todos os que defendem e valorizam esta língua e lutam pelo bilinguismo efetivos para os Surdos.